domingo, 17 de abril de 2011

PROJETO ALCRIARTES REALIZA EXPOSIÇÃO FINAL

EM ALCÂNTARAS-CE EXPOSIÇÃO ENCERRA OFICIALMENTE O PROJETO ALCRIARTES

Na noite deste ultimo Sábado (16 de Abril), aconteceu no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântaras a Exposição Final do Projeto Alcriartes - mais cultura para Alcântaras.

O evento que foi presidido por Antônio Alexandro Albuquerque Alcântara teve inicio as 20:00h e, contou com a presença dos alunos que participaram de alguma das modalidades ofertadas pelo Alcriartes; ainda estiveram presentes o Diretor Geral da Rádio Bela Vista - Sr. Joaquim Benício Filho, o Secretário Municipal de Cultura - Josè Alberto Lourenço Costa, os Coodenadores do Projeto e as Orientadoras de cada modalidade, que foram convidados a compor a mesa de abertura. 

Durante o pronunciamento da mesa o Secretário Municipal de Cultura, em sua fala enfatizou a importância do Alcriartes para o municipio, como também deixou a Secretaria de Cultura a disposição dos novos artesãos que precisem de apoio e desejem investir na profissão. Alberto Lourenço, ainda argumentou que pretende em sua gestão, implantar editais para concorrência de projetos a nível municipal de modo a contribuir com a valorização e fortalecimento da cultura local. Logo em seguida pronunciaram-se os Coordenadores do Projeto - Francisco Freire e Karla Lorena, que agradeceram à todos pelo  empenho e apoio recebido durante a execução  do Alcriartes, na qual resultou no sucesso do mesmo.
 

Na ocasião também foram expostas ao público todas as peças confeccionadas durante o projeto; exibidos vídeos de execução e depoimentos que relataram como foi realizado o mesmo. O encerramento oficial do Projeto Alcriartes, foi marcado pela certificação de todos os participantes efetivamente envolvidos e, pelo reconhecimento de sua importância para a comunidade Alcantarense.

Em sete meses, a ação comtemplada pelo edital Microprojetos mais cultura para o semiárido, ofertou de forma totalmente gratuita 5 minicursos de modalidades artesanais ( Bordado, Crochê, Biscuit, Pintura em Tecido e Reciclagem) que iniciaram-se em Julho de 2010 e prosseguiram até Fevereiro de 2011, beneficiando direta e indiretamente mais de 150 pessoas, e capacitando cerca de 75 novos artesãos no município de Alcãntaras-Ceará. 

O  Projeto Alcriartes, recebeu em sua execução o apoio da Prefeitura Municipal de Alcântaras, através da Secretaria Municipal de Cultura, Rádio Bela Vista FM, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântaras, sendo realizado pelo Ministério da Cultura, Fundação Nacional das Artes, Banco do Nordeste, Instituto Nordeste Cidadania e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

CONFIRA ALGUMAS IMAGENS DA EXPOSIÇÃO FINAL :













 Blog Mais Cultura - valorizando nosso jeito e nossa gente !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-