segunda-feira, 5 de setembro de 2011

BLOG MAIS CULTURA NO AR

RÁDIO NACIONAL DA AMAZÔNIA ENTREVISTA GERENTE DO BLOG MAIS CULTURA
Nesta última Segunda-Feira (05.09.11), o Gerente do Blog Mais Cultura- Francisco Freire, também ex-coordenador do Projeto Alcriartes participou de uma entrevista em rede nacional através da Rádio Nacional da Amazônia, emissora da ECB-Empresa Brasil Comunicação.
A Entrevista que ocorreu durante o programa Amazônia.COM com o quadro o mosaíco, foi  programada na última sexta-feira em contato feito por telefone ao proprio gerente deste blog.Hoje por volta das 13:40m a Locutora da ECB, entrou novamente em contato com Francisco Freire, momento em que foi ao ar ao vivo a entrevista.

CONFIRA A ENTREVISTA:

Kamila Cardoso iniciou a entrevista perguntando:

Quais motivos levaram você a criar um blog que divulgue a cultura local de Alcântaras no Ceará?

 Freire - O blog Mais cultura, foi criado inicialmente para publicar as ações do Projeto Alcriartes, posteriormente foi pensado em continuar alimentando o mesmo com noticias voltadas as atividades e movimentos culturais de Alcântaras.

Kamila: Como e porquê ocorreu o Projeto Alcriartes?

Freire - O Projeto Alcriartes foi uma ação contemplada através do Edital Microprojetos Mais Cultura, desenvolvidas pelo Governo Federal no Nordeste e também no Ceará, onde Alcântaras foi uma das cidades comtempladas.O mesmo foi elaborado em ultima hora em um final de semana e concorreu com outras três propostas a nivel municipal. A idéia central do Alcriartes foi capacitar 5 grupos de novos artesão que simpatizavam as modalidades de Crochê, Bordado, Biscuit, Pintura em Tecido e transformação de material reciclável em peças artesanais.

Kamila: Você sempre foi envolvido na área cultural de seu lugar?

Freire  - Sim! desde minha infância sempre estive engajado em movimentos culturais, participei de grupo de teatro, peças,quadrilhas,apresentações, e ultimamente fundei com outros amigos e dirigo uma entidade com principios culturais em minha cidade.

Ao final da entrevista que durou 10 minutos, Kamila Cardoso enfatizou: estive visitando o blog mais cultura e notei que há videos, fotos e uma série de informações a respeito de toda e execução do Projeto Alcriartes. Como você percebe a reação dos internautas e em relação ao blog e que retorno você visualiza?

Freire - Acredito que apesar de não ser tão difundido, a frequencia de visitas no blog mais cultura é significante e revela o interesse pela busca de informação daqueles que curtem e apoiam nossa cultura.

Kamila Cardoso disse: Francisco! informe a nossos ouvinte o endereço do blog mais cultura.

Freire - www.blogSmaiscultura.blogspot.com

SAIBA MAIS SOBRE A RÁDIO NACIONAL DA AMAZÔNIA:
A Rádio Nacional da Amazônia é um canal de comunicação popular que fortalece o ele entre as comunidades da Amazônia, valorizando e divulgando a diversidade cultural da região. As pautas nascem das demandas da população amazônida por inclusão social.

Inaugurada em 1 de setembro de 1977, a emissora transmite em ondas curtas para a região amazônica, com cobertura de mais da metade do território nacional. Atinge, potencialmente, 60 milhões de habitantes, com um sinal que chega em toda a região norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados.

Características da programação:

Integração: no ar das 5h à 0h, a emissora leva informações a moradores/as de áreas rurais, ribeirinhas e fronteiriças, onde outros veículos de comunicação têm dificuldade de acesso. Integra a população da Amazônia Legal a outros estados brasileiros por meio da programação e de mensagens que possibilitam até reencontros entre familiares. Agricultores, professores, pescadores, atendentes, artesãos, estudantes, idosos, comerciantes, quebradeiras de coco são parte de nossos/as ouvintes.


Educação: os programas abordam temas que contribuem para a formação dos/as ouvintes como cidadãos e cidadãs. Muitos dos temas são sugeridos pelos/as ouvintes e atendidos, sempre que possível, pela produção dos programas.


Jornalismo: o Jornal da Amazônia está no ar de segunda à sexta-feira em duas edições. A primeira às 12h20 e a segunda às 18h45 (horários de Brasília). Pelas Ondas Curtas e também via satélite.


Radiodrama: as radionovelas ocupam um espaço privilegiado na história da emissora e no imaginário dos/as ouvintes. Com criatividade e dedicação, exercendo um trabalho de pesquisa temática, a equipe da Rádio faz dramatizações que abordam temas atuais, como a prevenção das queimadas e o combate ao trabalho escravo.


Diversidade: MPB, músicas da Amazônia, cultura indígena, tradição nordestina compõem o conteúdo de nossos programas.


Pan-Amazônia: o Brasil integra a Pan-Amazônia com outros 7 países latino-americanos. Biodiversidade e semelhanças culturais são características da região. A Nacional da Amazônia responde também a este desafio.


 Blog Mais Cultura - valorizando nosso jeito e nossa gente !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-